domingo, 22 de dezembro de 2013

Orelha Direita de Malco



Introdução



“Orelha de direita de Malco”, diante desta abordagem Bíblica aprofundamos o conhecimento Teológico, para aplicarmos em nossa vida, um tema que intrusa em nossas vidas a respeito de Malco de ter sua orelha Direita decepada, A bíblia deixa um ênfase de falar sobre Orelha Direita de Malco, o que há de tanta importância nesta narrativa de João.
 Malco tanto como um de nos de achar que tudo estaria perdido, mas um encontro com Cristo, mudou os seus conceitos, percebeu que as má companhias o atrapalham os sonhos, tudo que pensava que estava perdido Deus o Restaurou.
Vejamos um texto bíblico João 18:10


“ Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco).” NVI Jo 18:10
 A narrativa de João diz a respeito da “orelha direita”, porque  João narrou orelha direita, senão somente orelha. João poderia ser claro em sua narrativa, não seria simples e objetiva narra-se “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. ( O nome daquele servo era Malco).” NVI Jo 18:10.
 Mas o enfoque da narrativa de João a respeito da “orelha direita” esta voltado para este servo do sumo sacerdote Caifás. Mostrando que ele como servo do sumo sacerdote estaria no lugar errado e também na hora errada, este servo do sumo sacerdote, por ordem do sumo sacerdote Caifás veio juntamente com a comitiva para levar cristo a Anás depois a Caifás, no momento que ele chegou para prender Cristo recebeu um golpe de uns dos discípulos de Cristo, percebendo que uma da parte do seu membro sendo decepado. Justamente a sua “orelha direita”.
Malco sentindo aquela dor insuportável, procurando sua orelha no chão até mesmo sem enxergar, pois naquele momento era noite, tinha um objetivo de levar Cristo  ao sumo sacerdote, agora frustrado tentando estancar o ferimento, naquele momento que ele pensava que tudo estava perdido, Cristo abaixou pegou sua orelha colou do lado direito, na que La  mesma hora ele sentiu o alivio o sangue estancado e  sua orelha restaurada.
Comparamos com os livros sinópticos a cerca do individuo que feriu a orelha de Malco, a procura desta abordagem Bíblica, os mesmos relata com as seguintes indagações “Senhor, atacaremos com espada?” E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando a orelha direita. NVI LC 22:49. Mateus, Marcos e Lucas não diz a respeito do individuo que feriu Malco, o livro que deu uma idéias coerente a respeito do individuo que feriu Malco foi João.
No livro de João deixa claro acerca do individuo que feriu Malco, seu nome Simão Pedro um dos discípulos do Senhor. Porque que Pedro; justamente feriu Malco? Será que ele conhecia este homem, sendo que a maioria estava vindo com espada e vara?  “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenha vindo com espada e varas?..” NVI Lc 22:52.
Pedro poderia ferir outros, ou seja, poderia ferir no braço ou no corpo, de outros homens que ali estava há razão por ter ferido Malco na orelha direita. Razão que ate mesmo cristos se pôr ajudar aquele que iria entregar primeiro há Anas, que era o sogro do sumo sacerdote Caifás, restaurando sua orelha direita.
A atitude de Pedro em recorrer ao uso da espada é compreensível à vista de sua declaração de lealdade em Jo. 13:37. A posse da espada explica-se pelo conselho de Cristo em Lc. 22:35-38. A espada era um símbolo dos dias de luta que estavam à frente, mas não era destinada ao uso literal. Eis aí o porquê da repreensão de Jesus. O fato de João mencionar o nome do servo e especificar a orelha é uma indicação de que foi testemunha ocular. Malco não era um dos oficiais mas um escravo pessoal do sumo sacerdote.
Diante desta recontagem da narrativa de João o nosso foco será voltado para Malco, ou seja, A orelha direita de Malco . Para entendermos esta abordagem iremos para o Velho Testamento no livro de Leviticos. Vemos que uma situação encontrou a respeito da orelha direita, que era usado para consagração de sacerdotes.
Diante de um texto Bíblico iremos estudá-lo, para entendermos este relato da orelha direita de Malco o servo do sumo sacerdote Caifás. Há semelhança no texto, ou seja, um significado, orelha direita.
“Moises também mandou que os filhos de Arão se aproximassem e sobre cada um pôs um pouco de sangue na ponta da orelha direita, no polegar da Mao direito e no polegar do pé direito; derramou o restante do sangue nos lados do altar”. NVI Lv 8:24.
Neste relato observamos uma seguinte situação de Moises e os filhos de Arão quando ele convoca os mesmo para um ritual. Ou seja, para uma consagração sacerdotal.
Moises pediu que os filhos de Arão  se aproximasse naquele momento Moises colocou um pouco de sangue na ponta da orelha direita, no polegar da Mao direita e no polegar do pé direito, para que os mesmo recebessem o titulo de sacerdote, então todo este processo era um ritual para que o candidato exercesse a função sacerdotal. Sabemos que o primeiro sumo sacerdote no velho testamento foi Arão, (existia outros sacerdote antes de Arão, que eram os patriarcas) diante desta abordagem é suma importância conhecer a historia de Arão  suas experiência como sumo sacerdote, como dava conta do tarbenáculo e ao mesmo tempo da família. O que é ser sacerdote; iremos estudar sobre este respeito da função de sacerdote. Começando pela historia de Arão.

2. Historia de Arão.


Arão do hebraico Significa Serrano ou Brilhante, foi o primeiro sumo sacerdote de Israel, descendente de Levi, o terceiro filho de Jacó. Seu pai chamava—se Anrão e sua mãe Joquebede, era irmão de Moises e de Miriã, três anos mais velho que aquele, e mais novo do que esta. Nasceu no Egito, três anos antes de Moises, Foi escolhido por Deus para ser cooperador de Moises em virtude do seu dom de fala.
“Assim como Deus fala o profeta, você falará a seu irmão, e ele será a sua porta voz diante do povo”. NVI ÊX  4:16
Ele foi com Moises a Faraó, realizando sinais na presença deste rei, e sendo também instrumento de Deus em outros maravilhosos casos jogando a vara no chão o mesmo transformando em serpente (Êx 7:10). Na batalha contra Amaleque, sustentarão Arão e Hur a Mao de Moises para que Israel fosse vitorioso (ÊX 17:12).


2.1 Filhos de Arão


Arão casou-se com Eliseba, filha de Aminadade de Judá  tinha quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Tamar. Sendo que os dois primeiros filhos Nadabe e Abiú morreram por terem oferecido fogo estranho para o Senhor. Eleazar foi seu sucessor.

    2.1.1  Fraqueza de Arão


Quando Moises subiu ao monte Sinai, Foi Arão persuadido pelo povo a fundir um bezerro de ouro para adoração, e pelo procedimento foi severamente censurado. Moises orou, e obteve o perdão de Deus para o povo e Arão (Dt 9:20).
O murmúrio de Arão e Miriam contra Moises teve, talvez, sua origem na má vontade de Miriam, mas não persistiu por muito tempo (Nm 12). Em Meribá pecou ele e Moises (Nm 20:10), e parece que a sua morte se deu pouco depois no monte Hor, morreu aos 123 anos. A casa de Israel chorou sua morte durante 30 dias, (Nm 20:29).  

3.Sacerdote



De acordo com o Dicionário Bulckland, é aquele que entre os hebreus faz ou ministra os sacrifícios a Deus. Entre os gentios também se chamava sacerdote ao sacrificador

3.1 Características para o Sacerdote


Antes de considerar os vários aspectos bíblicos do sacerdote, é necessário mostrar quais são as característica essenciais do sacerdócio.
Que devia o sacerdote fazer, na sua qualidade de sacerdote, que nenhum outro pudesse realizar sob quaisquer circunstancia? A mais exata definição de sacerdote acha-se em Hb 5.1 “todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para oferecer tanto dons como sacrifício pelos pecados” ACF.
O sacerdote era “constituído nas coisas concernentes a Deus a favor dos homens”. Quer isto dizer que ele apresentava ao Senhor coisas, dons e sacrifício, ofertas do homem a Deus; e o seu trabalho era realmente oposto ao do profeta, que deveria revelar Deus ao homem.
Nesta consideração, a idéia fundamental de sacerdote é a de um mediador entre o homem a Deus. O sacerdote apresentava-se entre o homem e Deus. Quando o sacerdote efetuava qualquer outro trabalho, já não era como sacerdote que exercia essa missão, mas somente como executasse das funções de outros homens. Este ato do sacerdote, na sua obra para Deus, é sempre acentuado nas Sagradas Escrituras (Ex28.1; Ez 44.16; Hb 7.25).
Nos tempos dos Patriarcas, o chefe da família, ou da tribo, operava como sacerdote, representando a sua família diante de Deus. Foram assim considerados Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Na época do êxodo havia israelita que possuíam este direito de sacerdócio, e exerciam; mas tornou-se necessário  designar uma ordem  especial para desempenhar os deveres sacerdotais, sendo a tribo de Levi a escolhida para este fim.
Desta tribo saíram os sacerdotes arônicos, que  eram os mediadores entre o homem e Deus. Os filhos de Arão eram sacerdotes, a não ser que tivessem sido excluídos por qualquer incapacidade legal.


4. A ordenança de Arão e de seus filhos.


“Disse mais o Senhor a Moisés:
Toma a Arão e a seus filhos com ele, e os vestidos, e o óleo da unção, e o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto de pães ázimos,  e reúne a congregação toda à porta da tenda da revelação.
 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e a congregação se reuniu à porta da tenda da revelação.  E disse “Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse.”  AR  Lv 8:1-5.

Diante desta narrativa, recontamos que o Senhor ordenou Arão e seus filhos, juntamente com a comunidade se encontra se na entrada da tenda do Encontra para um ritual sacerdotal, Moises pegando um carneiro o sacrificou e pôs um pouco de sangue na ponta da orelha direita de Arão, no polegar de sua Mao direito como também no polegar direito do pé. E assim foram consagrados Arão e seus filhos, vimos para uma consagração sacerdotal. Precisaria de um ritual, um pouco de sangue na orelha direita, isto era por obrigações para a consagração do sacerdote, o candidato tinha que ser perfeito, para fins destes atos, vejamos para que candidato ao ministério eclesiástico,  precise ter qualidades. Assim como a ordenança para o sacerdote exigia uma mera qualificação, assim serve também para Presbíteros, Diáconos, Pastores etc.
O padrão cristão e regra de qualificação para a escolha desses obreiros encontra-se  em 1 Tm 3.1-13. O encargo de ministros não é, portanto, mera invenção humana. O próprio Espírito Santo inspirou a criação ou instituição dos ministros na igreja nascente, exigindo tão alto grau de espiritual e moral que nos deixa impressionados.


 4.1 A separação para o sacerdote.



Depois da saída do Egito (êxodo) muitos dos Israelitas exerciam este cargo de sacerdote, pois  o Senhor designou uma tribo somente para jungir-se ás qualidades espirituais, morais e vocacionais dos sacerdotes, que foi a tribo de Levi, sendo que os candidatos Arão e seus filhos.
O sacerdócio exigia santidade “Levítico 22:1-2 RC  Depois disse o Senhor a Moisés:Dize a Arão e a seus filhos que se abstenham das coisas sagradas dos filhos de Israel, as quais eles a mim me santificam, e que não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor.”
O israelita exercia funções de sacerdote, todos os chefes da tribo faziam este tipos de ritual, para obter organização a santificação Deus designou uma função para a tribo de Levi, somente a tribo de Levi e sua descendência poderiam exercer o sarcedocio.
Deus deu uma ordenança para Moises, a respeito da função do sacerdócio, e todo ordenança e manual, estão registrados no terceiro livro do Pentateuco, o livro de Leviticos.
Todo este processo era obtido para o cargo do sacerdócio no Velho Testamento, as veste dos sacerdotes, era um diferencial para o povo daquela época.

5. A orelha de direita de Malco? Como  agrega nesta narrativa?


Voltamos para a narrativa de João, “ Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco).” NVI Jo 18:10.
Malco era servo do sumo sacerdote Caifás, veio juntamente com uma comitiva, para prender Cristo, ele como servo do sumo sacerdote ele estava se formando para ser sacerdote.
 Aqueles que almejavam um dia ser sacerdotes, dedicavam sua vida de 5 à 8 anos ao estudo da Toráh, se dedicavam ao trabalho no Templo (12 em 12 horas colocando lenha no altar para o fogo não apagar; etc…),e no fim de seu estágio, quando faltava 1 ano para ser consagrado ao Sacerdócio, se tornava SERVO DO SUMO-SACERDOTE. Acompanhava o sumo-sacerdote o tempo inteiro, na condição não só de aprendiz (discípulo), mas de servo.
Essa era a posição de Malco, que por ordem do Sumo-sacerdote Caifás, sai para prender Jesus.
           Malco tem sua orelha direita cortada. A Bíblia faz questão de mencionar que a orelha era a DIREITA?
A importância da orelha direita, esta em “Moises também mandou que os filhos de Arão se aproximassem e sobre cada um pôs um pouco de sangue na ponta da orelha direita, no polegar da Mao direito e no polegar do pé direito; derramou o restante do sangue nos lados do altar”. NVI Lv 8:24.
Jesus disse em Mc 4:9: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Se posso fazer isso, quero apenas trocar o termo “ouvido” para “orelha”, dai a frase ficaria: Quem tem orelhas para ouvir, ouça. Mas dai, para desenvolvermos o tema proposto, eu faço uma pergunta: Como ouvirão se não tem orelhas?
5.1 Quando que somos cortadores de orelhas?

Quando perdemos a visão de quem é Jesus

Por um instante Pedro perdeu a visão de quem é Jesus. No texto de Mt 26:53 Jesus repreende Pedro e diz que Ele quisesse, rogaria ao Pai para enviar anjos e livrá-Lo daquela situação. Pedro perdeu a visão de que Jesus era o enviado de Deus, era o que tinha poder sobre as enfermidades, sobre a natureza, etc.

Quando não aceitamos a vontade de Deus

Pedro é o mesmo personagem que quando Jesus disse que era necessário que Ele morresse, disse para Jesus que não era bem assim, e Jesus teve que dizer assim: Afasta-te de mim satanás, ou seja, Pedro não aceitou a vontade de Deus. Eu sei que nem é sempre é fácil e simples aceitar a vontade de Deus. E em Mt 26:54, mais uma vez, Jesus repreendeu Pedro dizendo que as profecias sobre Sua morte tinham que acontecer, pois era a vontade de Deus.

Quando entramos no “Achismo”

Vamos imaginar que quando Pedro viu aqueles homens armados para prender Jesus tenha imaginado assim: “Eu acho que tenho que defender o mestre”. E atacou a Malco.
 Pelo fato de Pedro ter perdido a visão de quem é Jesus e de não ter aceitado a vontade de Deus, se desviou da verdade e entrou no pensamento do “achismo”. Como isso é trágico. Não se deixe desviar da verdade e nem da vontade de Deus, pois em Deus não existe dúvida, medo e meio termo. Através da Bíblia, aprendemos e vemos todas as verdades e certezas de Deus para nós.

Quando somos egoístas e não nos importamos com os outros

Naquele momento Pedro não pensou em Malco, nem em Jesus a não ser nele próprio. Quando isso acontece nós ferimos as pessoas, machucamos elas, e Jesus o repreendeu por isso.

Quando não pregamos a verdade

Em Rm 10:14b nos faz a pergunta: “e como ouvirão, se não há quem pregue?”. Então isso me leva a pensar que quando não pregamos a verdade de Deus, nós “cortamos as orelhas das pessoas”. Tem uma frase que diz assim: Em todo tempo pregue, e se preciso for, fale.
Em Rm 10:14b nos faz a pergunta: “e como ouvirão, se não há quem pregue?”. Então isso me leva a pensar que quando não pregamos a verdade de Deus, nós “cortamos as orelhas das pessoas”. Tem uma frase que diz assim: Em todo tempo pregue, e se preciso for, fale.

Quando queremos viver uma vida de Omissão

Jesus disse que somos a luz do mundo e Ele complementa dizendo que não se coloca a luz debaixo da mesa, porque o lugar dela é em cima para iluminar tudo e todos (Mt 5:14 e 15). Assim deve ser nossas vidas, mas se quisermos viver uma vida de omissão, não manifestaremos o amor e a verdade de Deus, e não pregaremos isso, e posso dizer que estaremos “cortando” as orelhas das pessoas.


Quando não permitimos a Ação do Espírito Santo

Em Rm 10:17 diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Ou seja, que o Espírito Santo opera pela palavra de Deus, que em Ef 6:17 diz que é a espada do Espírito. Podemos então resumir que, o Espírito Santo opera pela palavra de Deus, mas as pessoas “lá fora” não lêem a Bíblia, então como que o Espírito vai operar em suas vidas por meio da palavra? Através das nossas vidas, quando nós pregarmos (falar) ou pelo nosso testemunho (exemplo). Mas quando não pregamos e não vivemos de forma que isso aconteça, nós estamos limitando a Ação do Espírito Santo.

5.1.2  Porque não devemos ser “Cortadores de Orelhas”?

Porque as pessoas tem o temor a Deus e a Jesus

Quando vemos em João que quando eles ouviram que Jesus era quem eles buscavam, e que eles recuaram e caíram em terra, percebemos o temor a Jesus. É claro que o mundo está cada vez pior e cada vez mais longe de Jesus, mas ainda tem as pessoas que tem o temor a Ele, e não podemos “cortar suas orelhas”, porque elas podem ter um encontro com Jesus ainda.

Porque muitas vezes as pessoas fazem errado por influência e ordem

Repito o que disse acima, apesar que o mundo está de mal a pior, mas vemos, muitas vezes, que por estar com alguém, ou por ser amigo, algumas pessoas fazem o errado por influência, mesmo que apesar, cada um é responsável pelos seus atos, mas pode ser que a pessoa faça pelo “momento” e para não querer passar “vergonha” diante de seus amigos, acabam fazendo as coisas erradas.


Porque Jesus repreendeu a Pedro

Já falei acima as repreensões que Jesus fez a Pedro, e isso nos leva a ver que Jesus não quer que sejamos “cortadores” de orelhas, e que se fizermos isso, Ele nos repreenderá todas as vezes.

Porque as pessoas precisam ouvir

Essa é uma resposta lógica. Mas como já falamos que precisamos pregar a verdade, e as pessoas precisam ouvir essa verdade. Como diz em Rm 10:17 que a fé é pelo ouvir.

Porque as pessoas precisam de Salvação

Se a fé é pelo ouvir, então é preciso que elas ouçam para poderem ser salvas. Jesus veio anunciar a salvação através d´Ele. Jesus veio para salvar o que se havia perdido, e Ele mesmo disse que veio para os que estão doentes.


Porque temos que obedecer o chamado de Deus

Já disse acima que não podemos viver uma vida de omissão, e quanto mais em relação ao chamado de Deus para as nossas vidas. Lembram de Jonas? Quis ir ao contrário do chamado de Deus para a sua vida, e ele só desceu, até o ponto que ele reconheceu que cumprir o chamado de Deus é a melhor opção.

Porque temos que falar do amor e da palavra de Deus


Deixa eu te falar uma coisa: Se você aceitou a fé em Jesus, e O recebeu como salvador, você é responsável de levar essa mensagem ao maior número de pessoas possível, e fazer isso se expandir ao máximo possível. Leia depois em Mt 25 sobre a Parábola dos Talentos. Não quero dizer que Deus nos obriga a fazer isso, mas quando recebemos o amor de Deus em nós e a Sua salvação, é natural que desejemos fazer com as pessoas também recebam.
- Se por acaso você já “cortou a orelha” de alguém, Jesus pode restaurar, igual fez com Malco, mas se ainda não “cortou”, não o faça.
- Se, por acaso, você já foi ou á um “cortador de orelha”, não se desespere. Pedro fez isso e logo depois desse fato, ele negou Jesus 3 vezes, mas vemos no livro de Atos que em uma única noite ele ganhou milhares de almas para Jesus. O que eu vejo é um Deus de oportunidades, de restauração e que nos ajuda, e coloca no lugar tudo que esteja fora.



            Malco era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, Ele passou a vida estudando, obedecendo as regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendê-lo.
De acordo com a lei da época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.
“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)




Queridos, imagine você que naquele instante, quando Pedro arranca a orelha direita de Malco, Pedro sem saber destrói um sonho.
E quantas vezes nós sonhamos com alguma coisa, trabalhamos em prol dela e de repente temos nossos sonhos arrancados pela raiz? E pior, quem o faz é alguém que anda com o Mestre ou alguém tão próximo de nós.
Mas o que quero enfatizar é que não podemos impedir que cortem ou tentem impedir os nossos sonhos, mas podemos estar perto de um Senhor que pode reconstruir estes sonhos. Um Senhor que é cheio de graça!


Em Lucas capítulo 22.51 diz: Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.

Viu? Malco estava diante daquele que sabia dos seus sonhos, e que além de saber tinha o poder de restaurá-lo, e foi o que Jesus fez.

Sabe, olhando para a vida de Malco vejo que ele foi um homem alcançado pela graça de Cristo. Foi o penúltimo a ser abençoado por Jesus antes da crucificação, era da parte dos “inimigos” e mesmo sem merecer qualquer atenção e muito menos um milagre, ele o recebeu!

E eu fico pensando em quantos Malcos existem por ai, que mesmo sem servir ao Senhor, mesmo sendo um “inimigo” dele, ainda assim é alcançado pela graça de Jesus.

Malco não deve ter entendido nada – Como assim, eu venho prender este homem e ele reconstrói a minha orelha?
Se eu estivesse lá naquela hora eu lhe diria o que isso significa: isso é GRAÇA! Favor que não merecemos receber mas o recebemos por causa do infinito amor de Jesus Cristo.

E todos nós um dia já fomos um Malco. Já fomos uma pessoa que não amava a Jesus, que fazia parte do exercito dos inimigos e mesmo assim a graça de Jesus nos alcançou.

E talvez você ainda é um Malco, ainda não ama ao Senhor, ainda se encontra no exército dos inimigos dele, mas eu quero lhe dizer que a graça deste Deus te alcança todos os dias quando você coloca a sua cabeça no travesseiro e dorme. Quando sua família chega em casa em segurança. Quando você acorda com saúde toda manhã. Ainda que você não mereça!!

 Seja você um Malco ou um ex-Malco, o fato é que Jesus te ama do jeito que você é, e essa graça é a prova disso. Que Ele quer que você passe para o time do homem que te ama sem você merecer e que reconstrói seus sonhos.


Jesus é aquele que pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que está ferido e alicerçar o que está prestes a ruir. E tudo isso ele faz por amor!!








Podemos concluir, que o termo Orelha Direita de Malco decepada, é aquilo que perdemos algo que tanto buscamos, ou seja, sonhos sendo arruinados, por tipo de palavra que desanimou, diz que você não vai conseguir, ou para que tanto esforço isto desencorajasse seu animo, seus sonhos lembre-se.
Nada esta perdido, sua carreira profissional, seu ministério, sua família desde quando tem alguém para te socorrer, mesmo estando em lados que não devíamos estar, mas Cristo adverte, para que não andemos segundo o conselho de pessoas incredulos, saber o que falamos também com quem andamos; o lugar que se encontramos.
 Salmos 1:6 AR “ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.”








Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, Editora Vida
Dicionário Bíblico Universal Bulckland, Editora Vida
Biblia de Estudo Arqueologica NVI, Editora Vida
Biblia Discorvery Software, Almeida Fiel.
Bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br

Jesusnet.org.br

2 comentários: